A OSCIP Vale a Pena de Queluz, em sua trajetória histórica na comunidade queluzense, convocou os artistas para se encontrarem e, durante vários encontros surgiu a grande idéia de realizarem um evento que buscasse a valorização da cultura através das variadas manifestações artísticas, sendo assim criado o "SE MOSTRA QUELUZ".
Desde 2008 o evento busca a integração dos artistas entre si e com a comunidade no intuito de instigar na consciência dos cidadãos a importância da busca do conhecimento através das artes. O valor cultural, educacional, social e político deste evento demonstra o atitudinal de cada envolvido no tocante ao compromisso da co-responsabilidade de contribuir na formação de um povo. Por acreditar na possibilidade um mundo melhor a configuração desta mostra cultural, desde a sua origem, sustenta a motivação através da provocativa "de se mostrar", "de se envolver", "de se responsabilizar", "de se apaixonar", "de se conduzir" pela força viva da CULTURA.
Foram várias as contribuições para a criação, a produção, a manutenção deste evento. Pessoas que se sensibilizaram e se dispuseram a realizar com dedicação, amor e responsabilidade uma mostra cultural moldada no formato de co-responsabilidade, ou seja, todos os participantes contribuem para a produção do evento; onde as parcerias, sejam elas governamentais ou não governamentais, entendam que as ações devam ser públicas engendradas no afã social, na pregação de que juntos podemos sim realizar a promoção social pela dinâmica das artes desde a identidade tradicional à identidade contemporânea.
Este ano de 2011 estamos na 4 ª edição do "Se Mostra Queluz", onde estamos convocando os nossos artistas regionais (Vale Histórico e Vale do Paraíba Paulista e os Pontos de Cultura) para que este encontro seja enriquecido com a exposição dos trabalhos que veem sendo produzidos por todos aqueles e aquelas que "se mostram" através das artes. O apoio direto da prefeitura de Queluz também este ano está sendo diferenciado por se tratar até mesmo de se co-responsabilizar pelos contatos com outras cidades de forma direta com os seus secretários de cultura e prefeitos, isto demonstra ao nosso entender, o valor do evento na programação cultural local e regional. É merecedor todo este reconhecimento por parte de todos os segmentos da nossa sociedade, devido à complexa dificuldade de se fazer acontecer a Cultura em nosso país a começar pela educação e respeito que a Cultura deveria ter, mais isto toma uma forma de se considerar quando encontramos ações em prol da Cultura como o "SE MOSTRA QUELUZ". Acreditar na força transformadora da cultura é uma ressalva que devemos considerar na nossa dimensão de se trabalhar, que seja agente cultural, artistas, produtor, arte-educador, oficineiros culturais, enfim "vale a pena" estar neste meio de produção cultural e perceber a valorização da vida perpassando pelos caminhos das manifestações culturais de um povo, de uma comunidade, de uma região, de um país.
O real disso tudo é saber que dia 23 de julho está próximo e o espaço de Eventos "08 de março" no centro da lindíssima Queluz - "Um Pedacinho do Céu", estará explodindo, como um vulcão, com tanta arte capaz de envolver todos que lá puderem estar a partir das 14horas.
SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO NOSSO MUNDO: "SE MOSTRA QUELUZ"
"Reconhecer e valorizar o que é bom,
o que dignifica o homem,
porque o mundo precisa melhorar, e a cxapacidade das pessoas
em contribuir para tal missão é fundamental.
É preciso acreditar cada vez mais na força transformadora
da Cultura (Lee)."
Nenhum comentário:
Postar um comentário